Segundo as passagens em Mateus 22:39 e João 13:34, o amor ao próximo é um dos mandamentos mais importantes.
Mateus 22:39
O segundo, semelhante a este, é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
João 13:34
Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; tal como eu vos amei, também ameis vós uns aos outros.
O significado de Mateus 22:39
Jesus diz aos fariseus que o segundo maior mandamento é "Amar ao próximo como a si mesmo". Ele explica que este mandamento, juntamente com o primeiro, é a base de todo o código moral e ético judaico. Estes também encontrados em Marcos 12:31 -“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
Quando o advogado dos fariseus pergunta a Jesus: "Qual é o grande mandamento na Lei?", Jesus respondeu com o que Moisés disse em Deuteronômio 6:5 -"E Amarás ao SENHOR teu Deus de todo teu coração, e de toda tua alma, e com todo tua poder", antes de dizer ao advogado que este é o maior mandamento Jesus aprofundou sua resposta -"O segundo é semelhante a ele". Segundo Jesus, o segundo mandamento mais importante da Lei é: "Ame o seu próximo como a si mesmo".E este mandamento também veio através de Moisés.
O significado de João 13:34
Em João 13:34, Jesus diz aos seus discípulos: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” Este versículo é parte do discurso de despedida de Jesus, onde ele enfatiza a importância do amor entre seus seguidores, sendo o próprio exemplo de amor.
E isto ocorre justamente no momento de celebração da Última Ceia com seus discípulos, foi um momento importante, pois Jesus sabia que sua crucificação estava próxima. Tendo acabado de lavar os pés dos discípulos, um ato de humildade e serviço, preparava-se para os eventos tumultuosos que se seguiriam à sua prisão, julgamento e morte.